A IMPORTÂNCIA DE BONS PROJETOS ELÉTRICOS EM SUA CONSTRUÇÃO

É evidente que a construção de um residencial conta com muitos planejamentos. A importância está até mesmo nos mínimos detalhes para que o bem estar e a comodidade possa ser um diferencial para seus moradores. Sendo assim, um bom projeto elétrico faz toda a diferença nos mais variados empreendimentos, proporcionando vantagens e diminuindo os riscos de acidentes.


Todas as etapas que envolvem uma construção devem ser respeitadas para que o resultado seja uma verdadeira cópia do projeto elaborado. Uma delas envolve a contratação de engenheiros que farão o estudo da área, sua utilização e irão calcular as possíveis demandas e ações dos moradores daquele local.


Neste momento, o engenheiro elétrico surge como um dos pontos centrais na elaboração de um bom projeto de moradia. Ele será responsável por fazer estudos, simulações e avaliações referentes ao uso da eletricidade, para que depois possa indicar os melhores equipamentos, materiais e distribuições de pontos de energia. É importante ressaltar que um profissional que não respeite as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), não seja legalmente habilitado, mas que possui um preço atrativo, poderá custar caro a longo prazo.


Isso acontece pela falta de um estudo previamente realizado. Deve-se levar em consideração os usos da energia por cada família que habitará o empreendimento. Os cálculos devem pecar por excesso do que por falta, enquanto alguns farão poucos usos da corrente elétrica, outros utilizarão grandes equipamentos por horas. Sendo assim, um acidente envolvendo curto-circuito e, até mesmo, incêndio pode trazer sérias consequências.


Além disso, uma instalação elétrica feito da maneira correta pode proporcionar uma economia de até 20% na conta de energia! E, como dito anteriormente, o engenheiro eletricista deve ser sempre solicitado na primeira fase que envolve a elaboração do projeto de construção. Mas você sabia que esse profissional também deve ser consultado quando há necessidade de ampliação ou modificações nas instalações de eletricidade?


Uma pequena modificação pode sobrecarregar tomadas e gerar curtos-circuitos em casas, mas principalmente em empreendimentos que demandam muito da corrente elétrica. Sobretudo, esteja atento à contratação de um eletricista! Por mais experiência e prática que tenha, ele não está habilitado a fazer um estudo de toda a área e dos usos da eletricidade. Trata-se de um profissional de grande importância para resolver problemas mais localizados com equipamentos domésticos e pequenos aprimoramentos. Mudanças que envolvem a estrutura do imóvel devem ser calculadas e apresentadas por um engenheiro eletricista.


Em suma, no desejo de ampliar ou construir um novo empreendimento, contratar bons profissionais destinados a áreas especificas fará toda a diferença no resultado. Ademais, esteja atento à necessidade de reformar as instalações elétricas! Elas deverão ser sempre avaliadas para que acidentes sejam evitados e a segurança esteja em primeiro lugar.

Águia Branca

About Águia Branca