ACIDENTES DOMÉSTICOS E A QUARENTENA

Em tempos de combate ao COVID-19, as famílias têm ficado mais tempo em casa, o que aumenta as chances de acidentes domésticos. Saiba como preveni-los e tornar a quarentena com a sua família muito mais segura.

A taxa de acidentes domésticos envolvendo eletricidade, sem dúvida, são os mais recorrentes. A partir dos dados da Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel), podemos perceber que os ambientes familiares são os lugares de maior ocorrência de acidentes fatais ligados a eletricidade no Brasil. No ano de 2019, dados mostram que houve 228 mortes confirmadas em todo país.

Principalmente no período que enfrentamos, de quarentena, as crianças devem receber atenção especial. Pesquisas apontam que durante os períodos de férias escolares as taxas de acidentes domésticos envolvendo crianças aumentam consideravelmente, principalmente os ligados à eletricidade, motivo pelo qual os cuidados nesta quarentena devem ser redobrados. Entretanto, esses infortúnios também podem envolver adultos quando a residência e os equipamentos domésticos não seguem o padrão de segurança recomendado.

É fundamental dar atenção especial aos fios desencapados e desprotegido sem canaletas que podem significar risco para toda a família e, até mesmo, para os animais domésticos. O contato do fio elétrico com a água pode causar graves acidentes, por isso, se algum equipamento ou fio tocar um local com água, antes mesmo de retirá-lo, tenha certeza de que foi desligado da tomada. As agências de segurança ressaltam o cuidado com o uso excessivo de benjamins e extensões, além de causar fuga de corrente, eles podem provocar sobrecarga e curto-circuito na fiação.

Além disso, as tomadas desprotegidas podem representar um potencial perigo para as pequenas mãos curiosas e seus instrumentos de metais, assim como os secadores de cabelo, ferro de passar roupa e ventilador que ficam ao alcance de crianças e animais. Essas medidas possuem como objetivo prevenir acidentes desde pequenos choques elétricos até grandes incêndios que apenas em 2017 causou 627 mortes.

Isolar fios desencapados, proteger tomadas e realizar vistorias em sua fiação elétrica pode salvar sua família! Nesta quarentena vamos combater o COVID-19 e proteger quem mais amamos. Consulte sempre um profissional e eletricista de confiança.