Confira nosso artigo e saiba da importância deste item em seu painel de comando.

No artigo de hoje, vamos entender os 3 motivos pelos quais existe o Borne dentro de um painel de comando e porque estes componentes são encontrados nos painéis com tanta frequência. Seu objetivo principal é fazer a ligação de todos os elementos que estão fora do painel, com os elementos que estão dentro dele. Por isso, existem muitos bons motivos para usar este recurso.

O borne proporciona uma manutenção adequada

O primeiro, é para que você consiga fazer a manutenção da melhor forma possível. Outro grande objetivo dos Bornes é permitir que você identifique mais facilmente os condutores que fazem parte do painel. Assim, você pode fazer a medição através dos orifícios do próprio componente.

Então, ao observá-los, existe um número específico de orifícios, onde são encaixados os condutores. Um grande benefício do Borne é, por exemplo, usar a ponta de prova nestes orifícios para verificar onde existe o problema. Ou seja, as medições também são mais fáceis.

É claro que também é possível fazer a medição diretamente através dos condutores, do relé térmico ou qualquer outro elemento, mas com os bornes o acesso é muito mais fácil e a medição muito mais precisa. Ou seja, a manutenção é muito mais precisa pelo acesso aos condutores que o Borne possibilita.

Facilita o retrofit

Por exemplo, imagine uma situação em que você irá fazer um retrofit, trocando o painel antigo por um novo. Neste caso, a régua de Borne tem uma função estratégica que também facilita muito a vida do eletricista. No momento de fazer a troca, todos os elementos externos estão no painel, mas passam pela régua de Borne. Neste caso, é preciso apenas desconectar os elementos externos, que estão separados pela régua, retirar o painel e colocar o novo. Todo o processo é muito mais simples.

Caso não existisse o Borne, o cabo viria direto do motor para o contator, sendo necessário um processo muito mais complexo. É importante que os botões e sinaleiros também passem pelo Borne, para os casos em que não é necessário trocar o painel inteiro, apenas a placa de montagem.

Dividindo as réguas de Borne

Outro bom motivo para usar a régua de Borne é que ele pode ser identificado no diagrama elétrico muito facilmente. Geralmente, ele aparece no diagrama com o nome X1, X2, X3 e assim por diante. Cada um deles está conectado a um tipo de elemento diferente, como a alimentação, o comando e a potência, por exemplo, mesmo que todas façam parte do mesmo trilho.

Você viu como os bornes são importantes para o nosso trabalho não é mesmo? São componentes fundamentais para efetuar uma manutenção de qualidade.

Fonte: Sala da Eletrica /Imagens Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *