O primeiro atendimento é essencial para o socorro da vítima. Quando realizado da maneira correta, diminui maiores complicações e aumenta consideravelmente as chances de vida. Confira nosso artigo e saiba como realizar os primeiros socorros em uma vítima de choque elétrico.

O choque elétrico é uma das causas mais comuns de acidentes no mundo, além de ser uma das mais perigosas. Por ser resultado da passagem de uma corrente elétrica pelo corpo, ele pode provocar graves consequências para a vítima. Por isso, nesse artigo, separamos algumas dicas de primeiros socorros para choque elétrico.

VEJA 3 COMPLICAÇÕES DO CHOQUE ELÉTRICO

A principal complicação do choque elétrico é a morte, especialmente quando a corrente é extremamente alta. No entanto, existem outros efeitos, são eles:

1. QUEIMADURAS

A maioria dos acidentes de choque elétrico resultam em pequenas queimaduras na pele, contudo, dependendo da intensidade da carga, é possível que ela afete os órgãos internos da vítima. Essa é uma questão muito delicada, uma vez que quando a eletricidade atinge os órgãos pode comprometer totalmente o seu funcionamento – por tabela, a pessoa precisará de tratamentos específicos, como para insuficiência renal, cardíaca ou de qualquer outro órgão afetado.

2. PROBLEMAS CARDÍACOS

A carga elétrica também pode gerar problemas cardíacos: se uma pequena corrente atravessar o peito e alcançar o coração, é capaz de causar uma fibrilhação auricular – um tipo de arritmia cardíaca que precisa ser tratada no hospital. Assim como no caso anterior, se a intensidade for maior, a consequência é mais grave: quando uma forte corrente elétrica atinge o coração, pode paralisá-lo e provocar uma parada cardíaca, ou até mesmo a morte.

3. LESÕES NEUROLÓGICAS

Primeiro, é importante reforçar que toda corrente elétrica pode afetar os nervos de alguma forma. Por isso, quando há repetição de choques ou quando eles são muito intensos, a estrutura dos nervos é comprometida, podendo acabar em uma neuropatia. Essa condição tem como sintomas dor ou dormência nas pernas e braços; dificuldade para mexer os músculos ou tonturas frequentes.

CHOQUE ELÉTRICO: PRIMEIROS SOCORROS

Agora que você já sabe as principais consequências de um choque elétrico, veja os primeiros socorros que devem ser executados antes do atendimento pré-hospitalar chegar.

Gostou do nosso artigo sobre choque elétrico e primeiros socorros? Não esqueça de compartilhar com seus amigos, mostrando a importância desses cuidados.

Fonte: Dez Emergências / Fotos Freepik e Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *