COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA DURANTE A QUARENTENA?

Estar em casa cumprindo o isolamento social para prevenir o coronavírus pode acabar deixando a conta de energia mais cara.

A conta é simples, se a família precisa ficar em casa para conter o avanço do novo coronavírus, obviamente o consumo de energia será muito maior. Por isso, neste momento delicado, mudar alguns hábitos como tomar banhos mais curtos, apagar as luzes quando sair de um cômodo podem fazer toda a diferença nas despesas no final do mês.

Muitas distribuidoras de Energia Elétrica já se prontificaram em passar orientações básicas de economia que podem ajudar adultos e crianças a economizarem energia durante o período em que estarão em casa. Confira:

  • Iluminação e climatização: aproveite a luz natural e abra janelas e cortinas durante o dia. Para paredes e tetos, dê preferência às cores claras, que refletem melhor a luminosidade. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia;
  • Geladeiras e chuveiro elétrico: não abra a porta desnecessariamente. Verifique se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função e nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos. Para o chuveiro, escolha um horário fixo para tomar banho e não consumir em excesso. O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem dentro de casa.
  • Atenção ao comprar: escolha eletrodomésticos com melhor desempenho energético. Procure por aparelhos com o Selo Procel, que tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.
  • TVs e outros equipamentos elétricos: não deixe aparelhos ligados sem que haja alguém usando. No caso das TV, programe sempre o timer na hora de dormir (desligamento automático).
  • Computadores e celulares: só deixe carregando quando realmente for necessário. Quando estiver totalmente carregado, retire o carregador da tomada.
  • Stand-by: desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. Não deixe os aparelhos em stand-by.
  • Não esqueça: sempre desligue os aparelhos ao sair de um ambiente. Nas pausas para o almoço ou intervalo, faça o mesmo.

Fonte: Estadão