ECONOMIA DE ENERGIA: 5 ARTIGOS ELÉTRICOS ESSENCIAIS PARA A SUA CASA E CONDOMÍNIO!

Você sabia que é possível fazer economia investindo em artigos elétricos e tecnológicos? Alguns contribuem para uma melhor eficiência energética e outros previnem descuidos, como quando saímos e deixamos a luz acesa. Nós vamos mostrar os melhores do mercado neste post.

Economizar energia faz bem para o meio ambiente e mantém as despesas balanceadas em casa e nas empresas. Fato! Porém, é comum deixar essa preocupação de lado quando isso significa diminuir o uso de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, tão essenciais na nossa rotina. A ideia de economia fica ainda mais difícil de ser implementada quando entendemos que a conta de luz não depende apenas do nosso consumo, mas também da bandeira tarifária proposta pela ANEEL naquele mês.

Como essas tarifas não estão sob o nosso controle e deixar de usar eletrônicos está fora de questão, é muito importante saber que você está fazendo o máximo para conter o consumo de outras formas. Imagine a conta daquele mês em que o consumo foi extrapolado e a bandeira tarifária é vermelha? Isso toma proporções ainda mais perigosas quando se trata de uma empresa, um empreendimento comercial ou uma indústria, com alto consumo de energia.

Uma imagem contendo macaco, eletrônico, segurando, mulher

Descrição gerada automaticamente

Temporizadores

Esse aparelho permite que você programe o tempo que um outro equipamento permanecerá ligado. Atualmente a instalação de um temporizador já é mais acessível e pode ser usado para ligar ou desligar lâmpadas, computador, televisão, entre outros aparelhos.

Você pode também optar pela compra de aparelhos que já oferecem a opção do timer, como no caso do ar-condicionado e em televisões. Pode ser bem útil principalmente na hora de dormir, pois você pode programar para que eles desliguem sozinhos, já que não estão sendo usados.

Sensores de presença

Bem comum em corredores, halls e escadas de prédios, por exemplo, estes sensores permitem que as luzes acendam ou apaguem ao detectar ou não algum movimento. Ideal para ambientes em que é mais difícil controlar a todo o momento se a luz está apagada quando não tem ninguém precisando dela, né? Basicamente, os sensores de presença podem ser sensíveis à radiação infravermelha ou ao ultrassom. Já o tempo que a luz permanece acesa é possível ajustar no produto mesmo, assim você consegue programar o tempo mais adequado para cada situação.

Dimmer

Também chamado de variador de luminosidade, é um aparelho que controla a intensidade das lâmpadas. O dimmer ajuda a economizar uma vez que ele diminui a potência da luz, e com isso é possível também prolongar a vida útil da lâmpada. Além disso, ter a possibilidade de regular essa intensidade pode ser bem interessante para a decoração – e o aconchego! – de ambientes como a sala e o quarto.

Lâmpadas de LED

Esse é um dos principais itens que você pode mudar com facilidade e garantir uma boa economia. As lâmpadas de LED são bem versáteis e possuem um excelente custo-benefício em relação a outros tipos de lâmpadas, como a incandescente e fluorescente. A sua vida útil é outra vantagem: equivale a 625 dias, caso ficasse ligada ininterruptamente. Ainda que tenham um preço elevado, vale o investimento, principalmente em longo prazo. A lâmpada de LED pode oferecer uma economia de até 35%, se comparada com uma fluorescente, e de até 90%, se comparada com uma incandescente. Isso acontece porque a de LED precisa de bem menos energia (watts) para funcionar – ela converte energia elétrica diretamente em luz, além de praticamente não esquentar o ambiente para atingir sua capacidade total.

Pintar as paredes com cores claras (elas refletem e espalham com mais facilidade a luz para o ambiente), manter o lustres limpos (para aproveitar bem a potência da lâmpada) e apagar a luz quando sair são algumas ações que podem contribuir para a economia de energia, usando uma lâmpada de LED ou qualquer outro modelo. Tente também aproveitar ao máximo a luz do dia!

Selo Procel

Procure sempre adquirir aparelhos e eletrodomésticos com o Selo Procel de Economia de Energia. Ele indica ao consumidor quais são mais eficientes, consumindo menos energia. Cada equipamento possui um índice de consumo e desempenho, de acordo com a sua categoria. Com isso você garante mais economia e um consumo sustentável. Vale a pena ficar atento no momento da compra!

É interessante acompanhar a evolução da tecnologia, ainda mais quando ela proporciona facilidades como essa, não acha? Por isso, tente ficar de olho em lançamentos e produtos que podem trazer benefícios para a sua residência ou ambiente de trabalho, principalmente se proporcionar economias.

FONTE: Blog Decorwatts / Imagens by Freepik