NÃO FIQUE NO ESCURO: APRENDA COMO ESCOLHER UM GERADOR DE ENERGIA

A potência e o tamanho dos geradores de energia doméstico são itens fundamentais que devem ser considerados por quem vai adquirir um.

Ter por perto um gerador de energia portátil é uma excelente opção, principalmente para quem vive em áreas propensas a apagões ou para aqueles que curtem o contato com a natureza e sempre visitam locais sem eletricidade.  Em diferentes potências e tamanhos, os geradores podem atender desde uma pequena residência até um grande hospital. Dúvidas sobre como escolher um gerador de energia é muito comum devido aos inúmeros modelos disponíveis.

Na Loja do Mecânico é possível encontrar geradores de energia de 450 reais a 50 mil reais. Por serem menores, os movidos à gasolina são mais baratos do que aqueles movidos a diesel e mais indicados para o uso doméstico. Mas, para a escolha deverá ser levado em conta não apenas o preço e sim a quantidade de equipamentos e eletrodomésticos que deverão ser abastecidos. “Somente a partir da demanda de energia que o equipamento deverá suprir é que será possível fazer a escolha correta”, explica Rose Pessoni, compradora de geradores de energia na Loja do Mecânico.

Para não errar, especialistas alertam que a melhor maneira é somar os Watts de todos os equipamentos que serão abastecidos pelo gerador e acrescentar, em média, mais 20% como margem de segurança. O tamanho do gerador também é importante caso a finalidade seja levá-lo em piqueniques ou acampamentos, por exemplo. Eletrodoméstico com motor, como geladeira, deverá ter seu Watts multiplicado por quatro, pois consomem mais energia no arranque.

COMO ESCOLHER O SEU GERADOR DE ENERGIA

1 – Primeiro você precisa somar a potência (watts) dos seus aparelhos que serão abastecidos pelo gerador isoladamente. Alguns vêm especificados no próprio manual. Caso não encontre basta fazer a seguinte conta:

Tensão X Corrente = Potência

 2 – Depois que encontrar a potência de cada aparelho, some-os. Para os equipamentos com motor elétrico, como geladeira, multiplique o valor por 4, pois o seu acionamento inicial é maior do que ele consome normalmente.

Além disso, para ter uma margem de segurança, é aconselhável somar mais 20% sobre o resultado da soma da potência de todos os itens. Como por exemplo: 5.916W + 20% = 7.100W.

DICAS DE GERADORES DE ENERGIA

Para te ajudar nessa busca por um gerador de energia para uso doméstico, a Loja do Mecânico separou alguns modelos. Mas, lembre-se que a escolha dependerá da quantidade de equipamentos que deverão ser abastecidos.

 Gerador de energia 3100W: esse gerador tem baixo peso, o que facilita o seu transporte, além de ser um equipamento muito resistente. Uma ótima opção para quem gosta de fazer pequenas viagens, como acampamentos e piqueniques. Funciona à gasolina.

Gerador de energia 1000W: indicado para o lazer, iluminação, carregador de baterias e para a realização de diversos serviços, como: construção civil, obra em estrada, pequenos restaurantes. Também pode ser utilizado na área rural, carro de som, viatura de assistência médica e bomba de água.

Gerador de energia 950W: movido à gasolina, esse é um equipamento pequeno, leve e prático. Possui carregador de bateria e é indispensável na falta de energia, na iluminação ou no funcionamento de ferramentas. Também pode ser utilizado para camping, pescarias e casa de campo.

Os geradores de energia têm se tornado cada vez mais comum nos dias atuais, seja para o uso doméstico, lazer e até mesmo para a realização de atividades profissionais.

FONTE: G1 GLOBO / IMAGEM UNSPLASH

Share on facebook
Compartilhar
Share on linkedin
Compartilhar