A instalação elétrica é indispensável em qualquer edificação e, para que haja confiabilidade e segurança, é necessário iniciar pela elaboração do projeto elétrico industrial. Uma instalação mal feita pode resultar em um aumento considerável do consumo, além de acidentes. Por isso é importante ficar de olho, quanto a importância do projeto elétrico.

Dentre os diversos projetos de uma obra, você encontra o projeto elétrico. Trata-se de uma previsão escrita da instalação, com todos os seus detalhes. Nele constam a localização dos pontos de energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, a carga de cada circuito e a total, os memoriais de cálculo, as listas de materiais, entre outros itens.
O projeto elétrico é imprescindível em uma obra. Ajustado às necessidades de cada projeto, ele é criado visando a segurança das instalações, a economia de recursos, o dimensionamento correto e personalizado para as necessidades que cada edificação apresenta e a previsão de consumo para o melhor rendimento.


Na falta do projeto elétrico industrial a simples implantação das tomadas se torna um tormento. Sabe por quê? Além da quantidade de material, o projeto calcula a carga de todos os pontos, dimensionando a fiação e os disjuntores corretamente.
Como podemos observar, o projeto elétrico é composto por mecanismos de extrema importância para o funcionamento do sistema. Afinal, se não for bem planejado, podem ocorrer acidentes como choques elétricos ou curto circuitos, que podem causar prejuízo e até riscos à saúde de quem estiver utilizando aquela instalação.

Por isso, ele deve ser feito por uma empresa ou profissional, devidamente habilitada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Fique atento para que o seu projeto seja executado de acordo com as normas brasileiras respectivas a cada disciplina, nas revisões em vigor: NBR 5410 para instalações de baixa tensão; NBR 14039 para instalações de alta tensão; NBR 10898 para sistemas de iluminação de emergência, entre outras.


Sendo assim, é importante lembrar que uma instalação elétrica não deve ser feita apenas para funcionar, mas também para ser segura. É recomendável realizar manutenções preventivas para verificar o estado dos condutores, interruptores e outros materiais usados na instalação.

Vantagens do projeto elétrico


Muitas pessoas ignoram o projeto elétrico pensando ser algo pequeno que pode ser deixado de lado, isto é um erro muito grande e comum nas nossas obras hoje em dia. Por isso, vamos falar um pouco sobre as vantagens do projeto elétrico industrial.
Um projeto elétrico gera economia, pois será dimensionado o sistema e os materiais de acordo com a necessidade, evitando sobras e desperdícios. Além do mais, um condutor elétrico de tamanho não adequado pode esquentar mais do que o devido, provocando perda de energia, por exemplo.
Com o projeto elétrico, você terá a confiança de que poderá utilizar de forma normal e segura todos os equipamentos elétricos, sem medo de que ocorra algum problema com sua rede elétrica.

Imagens by Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *